TRIDAY INDOOR SERIES: MEU PRIMEIRO TRIATHLON

O ano de 2020 era aguardado com grande expectativa pelos atletas e pela equipe de produção dos circuitos TRIDAY Series e IRONMAN Brasil. Porém, os planos foram interrompidos e frustrados bruscamente pelo coronavírus que exigiu de todos o recolhimento, cuidado e adaptação a uma nova realidade.

O esporte faz parte desta readequação no cotidiano de todos. Com as academias e os parques fechados, o triatlo, os triatletas e a Unlimited Sports precisaram se reinventar. E com essa motivação foi criado o TRIDAY Indoor Series.

O circuito TRIDAY Series está em sua 4ª edição e é composto por 7 provas de triathlon que são competidas nas distâncias SPRINT – 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida – e OLIMPÍCA – 1,5 KM de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. O evento oferece opções para os triatletas experientes melhorarem seus tempos, ou aquecerem para os desafios do IRONMAN Brasil, e uma oportunidade para aqueles que têm interesse em iniciar no mundo do triatlo com opções de revezamento e distâncias menores.

A saudade de voltar para as competições e superar os limites chegou até os organizadores do circuito, que decidiram testar a emoção da nova proposta Indoor no escritório da Unlimited Sports. Assim, Daniela Barros, 25 anos, que trabalha a três anos e meio na empresa decidiu realizar sua primeira competição de triatlo. “Eu nunca tinha feito uma prova de triatlo antes, a minha experiência era só com a natação, então foi realmente uma superação e um desafio completamente diferente do que eu já tinha passado, unir três esportes” comentou.

Daniela após terminar o a modalidade SPRINT do TRIDAY Indoor Series.

Ela já estava adaptada a correr, para complementar o treino aquático e confessa que “como nadei a minha vida toda, muita gente que frequentava a mesma piscina que eu estava lá para treinar para uma prova de triatlo. Já tive até convite para participar disso antes, mas como eu era super ligada a natação, este era o meu esporte. Então para mim o triatlo nunca foi uma opção.”

Apesar do cenário apresentado, ela acabou se rendendo e no dia 26 de junho completou seu primeiro triatlo na modalidade e contou que o fato da prova ser Indoor foi a principal motivação para encarar o percurso “como eu não tenho nenhuma experiência com outros esportes na rua, ter essa sensação de segurança de que eu tô dentro de um lugar, que tem gente me assistindo, que tem gente me acompanhando pra mim foi o que me motivou a falar: eu quero dar esse passo, sabe? Eu quero fazer esse esporte.’’

Mesmo tendo pouco contato e experiência com a bicicleta, ela se manteve firme e continuou até o final percurso, que terminou com a etapa da corrida. “Eu não tinha nenhuma referência falando de bike, então para mim qualquer coisa que saísse dali estava bom e na corrida, por incrível que pareça me senti super bem, acho que é meu esporte da quarentena.” Daniela relatou.

 

Ela conta que a sensação de realização após terminar a prova torna todo o cansaço em algo realmente bom e compartilha também sua visão de que este evento pode ajudar as pessoas que tem vontade de treinar, mas ainda não estão seguras com a ideia de competir na rua, “Eu acho que é um grande passo para pessoas que estão iniciando no esporte e tem interesse em conhecer. É um próximo passo para você sair da sua zona de conforto seja qual dos três seja a sua modalidade, foi bem legal!”

Daniela também conta que sua primeira prova como organizadora de eventos na Unlimited Sports nasceu com a primeira edição do circuito TRIDAY Series, em 2017. O esporte faz parte de sua rotina e vivência, para ela a empresa que trabalha pode ser definida pela palavra excelência “de dentro a gente consegue ver o esforço da equipe e da empresa para que as coisas saiam e sejam perfeitas nos detalhes. Eu acho que é ali que a gente faz a diferença.” enfatiza.

Pensando em como manter o foco e a rotina demandada, ela conta o que vem à mente ao falar do triatlo “São três esportes, três treinamentos diferentes que estão ligados, mas são três esportes diferentes. Você tem que ter o seu tempo bem ajustado e acho que isso requer disciplina, então se eu pudesse dar uma palavra para o triatlo seria disciplina.”

Desta forma, o esporte e os atletas tiveram que se adaptar a uma nova realidade que faz com que pensemos em como dar o nosso melhor diante das atuais circunstâncias e sem renunciar à segurança. O TRIDAY Indoor Series é uma oportunidade de relembrar a sensação de uma competição sem abster-se das medidas de distanciamento social.